A União Europeia (UE) acordou fornecer mais € 500 milhões (R$ 2,56 bilhões) à Ucrânia, em apoio destinado ao alojamento, educação e agricultura, escreve na segunda-feira (5) a agência francesa AFP.
"Este financiamento de subsídios da UE ajudará a garantir habitação e educação para deslocados internos e retornados, e apoiará o setor agrícola da Ucrânia", disse Eric Mamer, porta-voz de Bruxelas, durante uma reunião do Conselho de Associação UE-Ucrânia na capital belga.
Durante a reunião, que também teve a participação de Dennis Shmygal, primeiro-ministro ucraniano, foi acordado que a Ucrânia poderia ainda se candidatar ao fundo de economia digital da UE para desenvolver treinamento e indústria de alta tecnologia.
"Depois de obter o status de país candidato, o governo aspira a acelerar a integração no mercado de energia da UE", disse Shmygal.
Trata-se da primeira reunião do conselho desde que a Ucrânia foi aceita como um candidato formal para entrar na União Europeia. O encontro foi presidido por Borrell e Oliver Varhelyi, comissário de alargamento da UE, tendo o objetivo de promover a participação da Ucrânia nos programas do bloco.