Um instituto de pesquisa espacial de Pequim testou um novo motor de foguete que é duas vezes mais potente que seu concorrente americano na corrida para colocar o próximo astronauta na Lua, segundo as autoridades espaciais da China.
O teste de solo foi realizado na segunda-feira (5) com "sucesso completo", disse a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC, na sigla em inglês) nesta terça-feira (6).
O motor será usado para lançar os foguetes Longa Marcha 9 da China, ainda em desenvolvimento. Ele será fundamental para impulsionar os voos de astronautas em futuras missões à Lua e a Marte, disse a CASC.
O novo motor de foguete chinês é capaz de gerar um empuxo de 25 toneladas-força, mais que o dobro do produzido pelo RL10, o motor fabricado nos EUA que deve levar os astronautas americanos de volta à Lua pelo programa Artemis.
As autoridades chinesas ainda disseram, segundo o South China Morning Post, que os motores de foguete de estágio superior são usados em grandes altitudes para gerar impulso adicional para impulsionar uma espaçonave ao seu destino.
A CASC disse que este era "o maior teste de motor de ciclo expansor fechado do mundo", e representa um "avanço" no desenvolvimento de uma tecnologia-chave para veículos lançadores pesados.
Foguetes do futuro
Os motores de foguete de ciclo expansor fechado são a fonte de energia mais eficiente para viagens espaciais humanas. Eles podem transformar uma pequena quantidade de combustível de hidrogênio líquido em gás de alta pressão usando calor residual.
Isto é: o gás aciona turbinas para aumentar a pressão de hidrogênio e oxigênio nas bombas de combustível. Com isso, o gás entra no topo da câmara de combustão para ser usado como combustível.
O ciclo, conhecido como expansão fechada, é mais eficiente do que o processo de combustão em motores de foguete convencionais, porque não exige que o foguete carregue gás extra para alimentar as bombas.
Os cientistas de foguetes chineses disseram ter encontrado métodos para aumentar o empuxo. Eles inventaram um novo trocador de calor que consiste em muitos componentes semelhantes a costelas que podem absorver o calor da superfície da câmara de combustão e passá-lo para o hidrogênio líquido com eficiência sem precedentes.
Os componentes foram feitos com a mais recente tecnologia de impressão 3D para produzir uma superfície extremamente lisa que pode acelerar a troca de calor muito mais rápido do que os componentes tradicionais.
Os pesquisadores também usaram novas ligas de titânio para fabricar bombas de combustível movidas a gás que podem manter alta eficiência enquanto trabalham em condições extremas, de acordo com o artigo.