Panorama internacional

Truss e Biden concordam em aumentar laços de defesa e 'apoiar' Ucrânia, em 1ª conversa por telefone

Liz Truss assumiu oficialmente o papel de líder do Partido Conservador do Reino Unido e de primeira-ministra nesta terça-feira (6), substituindo Boris Johnson e enfrentando uma série de desafios, como os custos de energia crescentes e uma crise econômica implacável.
Sputnik
A recém-eleita líder do Partido Conservador do Reino Unido e primeira-ministra, Liz Truss, quebrou a tradição na última terça-feira. Sua conversa por telefone com o líder dos EUA, Joe Biden, ocorreu após sua primeira ligação em sua nova função para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky.
Truss, há muito conhecida como defensora da postura assertiva antirrussa de seu antecessor Boris Johnson, prometeu repetidamente durante a campanha para a liderança dos conservadores que, depois de ganhar as chaves de Downing Street 10, começaria prometendo o apoio do Reino Unido à Ucrânia.
"A primeira-ministra falou com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, esta noite para reiterar o firme apoio do Reino Unido à liberdade e democracia da Ucrânia. Em sua primeira ligação com um colega desde que se tornou primeira-ministra, ela reiterou ao líder ucraniano que ele tinha seu total apoio, e a Ucrânia poderia depender da assistência do Reino Unido a longo prazo", disse uma porta-voz.
O presidente Zelensky também emitiu um convite para Truss visitar Kiev, que a porta-voz disse que Truss estava "encantada" em aceitar.
Panorama internacional
Como conseguirá Liz Truss e seus ministros resolver a bagunça econômica que herdaram?

'Relacionamento especial'

A conversa telefônica seguinte da nova primeira-ministra do Reino Unido foi com a Casa Branca. Liz Truss destacou a "força duradoura do relacionamento especial" entre o Reino Unido e os EUA. Truss e Biden prometeram fortalecer os laços entre seus países nos "problemas econômicos extremos causados pela guerra de Putin", segundo Downing Street.
Os dois líderes também "reforçaram seu compromisso de fortalecer a liberdade global, enfrentando os riscos representados pelas autocracias e garantindo que Putin falhe na Ucrânia".
Londres e Washington expressaram o compromisso de aprofundar as alianças por meio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e do pacto de defesa AUKUS — um acordo trilateral assinado entre os EUA, o Reino Unido e a Austrália em setembro passado.
De acordo com a leitura da Casa Branca, o presidente Joe Biden parabenizou a recém-eleita primeira-ministra do Reino Unido. Os líderes reafirmaram a relação especial entre os dois países e expressaram sua disponibilidade para aprofundar esses laços. O presidente Biden e a primeira-ministra Truss discutiram "a importância de uma cooperação estreita e contínua sobre os desafios globais, incluindo o apoio à Ucrânia [...] abordando os desafios apresentados pela China, impedindo o Irã de obter uma arma nuclear e garantindo recursos energéticos sustentáveis e acessíveis".
Os dois líderes também abordaram a questão controversa do Protocolo da Irlanda do Norte.
Liz Truss assumiu o número 10 de Downing Street em um momento desafiador para o país. Recentemente, o Banco da Inglaterra previu uma inflação contínua de dois dígitos e uma longa recessão.
Comentar