Ao parabenizar o Brasil pelos 200 anos da sua independência, a rainha Elizabeth II enviou ontem (7) aos brasileiros sua última mensagem oficial.
Através da Embaixada dos Reino Unido no Brasil, a rainha assinou o texto com a seguinte mensagem:
"Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de Independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos", escreveu a monarca.
A mensagem foi compartilhada no Instagram – que faz parte da Meta (proibida no território da Rússia) –, da embaixada britânica.
Elizabeth II esteve no Brasil uma única vez em 1968 em uma viagem de 11 dias com o príncipe Phillip, falecido ano passado, pelos estados de Pernambuco, Bahia, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Na ocasião, quando foi ao Rio, assistiu a um jogo no Maracanã entre as seleções de Rio de Janeiro e São Paulo em jogo organizado especialmente para a visita da monarquia britânica. Ao fim do jogo, Pelé – que comemorou na partida seu gol de número 900 – recebeu das mãos de Elizabeth II a taça para os vencedores.
A rainha Elizabeth II com o príncipe Philip apresentam uma taça a Pelé, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), Brasil, durante uma turnê pela América do Sul, em 10 de novembro de 1968
© AP Photo / Mídia Associada
No mesmo dia, antes de ir ao Maracanã, a monarca visitou o Memorial de Guerra no Rio de Janeiro para colocar uma coroa de flores em homenagem ao Soldado Desconhecido Brasileiro da Segunda Guerra Mundial.
A rainha britânica Elizabeth II, usando um vestido branco com chapéu combinando, acena para a multidão enquanto caminha em direção ao Memorial de Guerra no Rio de Janeiro, Brasil, em 10 de novembro de 1968
© AP Photo / Mídia Associada
Elizabeth II faleceu hoje (8) aos 96 anos e de acordo com o governo britânico "a rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta quinta-feira [8]".
A rainha foi coroada aos 25 anos, em 2 de junho de 1953. Em setembro de 2015, a monarca se tornou a realeza que ocupou por mais tempo o trono britânico, superando sua tataravó, a rainha Vitória, que reinou entre 1837 e 1901.