Panorama internacional

Polônia começa a se preparar para 'possível guerra contra Rússia', diz entidade militar

O Ministério da Defesa polonês está reformando as suas Forças Armadas no âmbito da preparação para um possível confronto com a Rússia, disse o vice-ministro da Defesa do país, Marcin Ociepa.
Sputnik
As suas palavras são citadas pela edição polonesa dziennik.pl.

"Existe um risco sério de guerra contra a Rússia daqui a três a dez anos. Devemos nos aproveitar desse tempo para o rearmamento máximo do Exército polonês", afirmou.

Conforme Ociepa, o ramo militar polonês "está levando a cabo o programa mais ambicioso de armamento na história". Planeja-se comprar tanques, lançadores múltiplos de foguetes e drones. Além disso, Varsóvia planeja aumentar o tamanho do Exército para 300 mil soldados em uma década.
Panorama internacional
Relações com Rússia causam briga entre premiês de Hungria e Polônia, diz Foreign Policy
Nesse contexto, o vice-ministro salientou que, apesar do orçamento militar "recorde" para o ano que vem, os fundos públicos não serão suficientes para pôr em prática todos os planos previstos.
Anteriormente, as autoridades polonesas afirmaram planejar aumentar o tamanho das Forças Armadas para 400 mil homens. Nos últimos tempos, o Exército polonês tem comprado de forma ativa aviões de combate, tanques, artilharia de foguetes, drones e mísseis antitanque.
Segundo sublinhou o embaixador russo em Varsóvia Sergei Andreev, a Rússia não tem planos de invadir a Polônia e não há nenhuma razão para ameaçar a sua segurança. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, antes disse que as autoridades polonesas têm manifestado em relação à Rússia uma posição "raivosa, à beira da loucura".
Operação militar especial russa
Tropas da OTAN na Ucrânia podem levar a uma guerra nuclear, alerta revista americana
Comentar