As Forças Armadas russas fizeram parar os ataques ucranianos na área de Nikolaev-Krivoy Rog, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.
"As Forças Armadas da Ucrânia realizaram várias tentativas fracassadas de atacar na área de Nikolaev-Krivoy Rog, sofreram perdas e recuaram", comunicou na sexta-feira (9) o Ministério da Defesa da Rússia.
As Forças Armadas da Rússia atingiram locais de concentração de brigadas ucranianas perto de Carcóvia com ataques de alta precisão, eliminando 50 militares ucranianos e ferindo outros 120, comunicou o serviço de imprensa do ministério.
"Ataques terrestres de alta precisão contra locais de concentração temporários de unidades da 127ª Brigada de Defesa Territorial e da 14ª Brigada Mecanizada perto de Carcóvia eliminaram mais de 50 e feriram mais de 120 militares ucranianos", indica a declaração.
"Em apenas 24 horas, o inimigo perdeu três tanques, quatro veículos de combate de infantaria e sete outros veículos blindados, duas caminhonetes com metralhadoras de grande calibre e mais de 270 militares na área de Nikolaev-Krivoy Rog", refere o ministério.
Entre outros sucessos, as forças russas eliminaram 18 projéteis de lançadores múltiplos de foguetes Himars e Olkha, e seis drones.
O Ministério da Defesa da Rússia também informou que o lançamento por militares ucranianos de 27 projéteis de artilharia contra a cidade de Energodar, a partir da área de Marganets, levou a um apagão na cidade. Energodar fica junto da usina nuclear de Zaporozhie. As tropas russas ripostaram e suprimiram a posição ucraniana.
A Força Aeroespacial da Rússia atingiu centros de comando ucranianos na região de Carcóvia, eliminando 50 efetivos ucranianos e 16 veículos militares. Também foram atacados oito centros de comando nas regiões de Dnepropetrovsk, Zaporozhie e na República Popular de Donetsk, para além de soldados e veículos, continuou o órgão militar russo. Foram destruídos um lançador múltiplo de foguetes Himars e um obuseiro M777 na região de Zaporozhie.
"No total, durante a operação militar especial, foram destruídos 293 aviões, 152 helicópteros, 1.916 veículos aéreos não tripulados, 374 sistemas de defesa antiaérea, 4.870 tanques e outros veículos de combate blindados, 827 lançadores múltiplos de foguetes, 3.371 peças de artilharia de campanha e morteiros e 5.417 unidades de veículos militares especiais", resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.