Panorama internacional

Charles III é proclamado novo rei do Reino Unido

Príncipe da Grã-Bretanha, Charles
Charles III é formalmente proclamado novo rei do Reino Unido no Palácio de St. James neste sábado (10) durante uma reunião do chamado Conselho de Ascensão ao trono.
Sputnik
Altos funcionários do Estado, o arcebispo de Canterbury e membros da família real assinaram o documento, declarando Charles o novo monarca.
Depois disso, Charles III chegou ao Parlamento para ler o seu discurso e realizar uma reunião com o Conselho de Estado.
"Minha mãe foi um exemplo de amor ao longo da vida e de serviço abnegado. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção. Mesmo estando de luto, damos graças por esta vida tão fiel. Estou profundamente consciente desta enorme herança e dos importantes deveres e responsabilidades que agora me são passadas", disse o novo rei britânico.
"Ao desempenhar a importante tarefa que me foi incumbida, à qual dedico o que resta da minha vida, rezo pela orientação e ajuda de Deus todo-poderoso", concluiu Charles III.
Rainha britânica Elizabeth II acena enquanto assiste à Parada Real no Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo, Escócia, em 28 de junho de 2022
Panorama internacional
Consulados do Reino Unido no Brasil abrem livro de condolências para rainha Elizabeth II em SP e RJ
Tradicionalmente, o texto da proclamação inclui uma série de orações e promessas, elogios ao monarca anterior e promessas de apoio ao seu sucessor.
Charles se tornou rei depois que sua mãe, a rainha Elizabeth II, faleceu em 8 de setembro aos 96 anos, após um reinado de 70 anos. No entanto, ainda não foi anunciada a data de sua coroação, uma vez que podem passar muitos meses até que a cerimônia se realize.
Comentar