"Trata-se do futuro da Sérvia, não haverá nenhum reconhecimento do Kosovo! Agora mesmo estamos conversando com o representante especial da União Europeia para o diálogo entre Belgrado e Pristina e outros assuntos regionais dos Balcãs Ocidentais, Miroslav Lajcak, e com os assessores da política externa e da política de segurança da França e a Alemanha, Emmanuel Bonne e Jens Pletner. Sempre estou disponível para fazer compromissos, de acordo com a Constituição sérvia e a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU", escreveu Vucic no Instagram, anexando fotos da reunião.
O gabinete do líder sérvio comunicou na sexta-feira (9) que o Conselho de Segurança Nacional do país se reuniria na manhã de hoje, sábado (10), para discutir a situação no Kosovo. Em 27 de agosto, Belgrado e Pristina chegaram a um compromisso, sob a mediação da UE, sobre a entrada e a saída de sérvios e albaneses da Sérvia Central para o Kosovo com documentos de identidade sérvios e kosovares.
Nesse contexto, nos postos de controle foram colocados esclarecimentos, informando que o uso dos documentos emitidos por Pristina se efetua apenas por razões práticas, a fim de facilitar o movimento de pessoas através da linha administrativa e que não pode ser interpretado como o reconhecimento por Belgrado de forma unilateral da independência do Kosovo. Ao mesmo tempo, as autoridades de Pristina exigem que os sérvios locais registrem e transfiram as placas de carros emitidas pelas autoridades sérvias com as letras KM para números com símbolos kosovares RKS até 31 de outubro.