O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, conversarão sobre a Ucrânia e Taiwan em uma reunião no Uzbequistão nesta quinta-feira (13), informou o Kremlin. O governo russo, através de seu porta-voz Yuri Ushakov, disse que o encontro terá "significado especial" dada a situação geopolítica.
"Os presidentes vão discutir tanto a agenda bilateral quanto os principais tópicos regionais e internacionais. Naturalmente, eles darão uma avaliação positiva do nível de confiança sem precedentes dentro da parceria estratégica bilateral", disse Ushakov.
O porta-voz também afirmou que a China "compreende claramente as razões que forçaram a Rússia a lançar sua operação militar especial. Esta questão, é claro, será amplamente discutida durante a próxima reunião".
Ushakov ainda disse que Moscou valoriza a posição de Pequim em sobre a crise ucraniana, declarando que o governo chinês adotou uma "abordagem equilibrada"em relação ao conflito.
O encontro entre Xi e Putin no Uzbequistão acontecerá à margem da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) na antiga cidade da Rota da Seda de Samarcanda.
13 de setembro 2022, 03:37
Xi deixará a China pela primeira vez em mais de dois anos para uma viagem esta semana à Ásia Central, onde se encontrará com o líder russo.
O gigante asiático é o maior comprador de petróleo russo, com Moscou se esforçando para aumentar suas vendas de gás para Pequim e construir novos gasodutos no país, já que seu fornecimento de gás para a Europa foi significativamente reduzido em meio ao impasse sobre a Ucrânia.