Panorama internacional

Putin e Xi vão se encontrar essa semana para discutirem Ucrânia, informa Kremlin

Líderes vão dialogar sobre questões regionais e conflitos, incluindo Taiwan, às margens da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai que acontecerá esta semana no Uzbequistão.
Sputnik
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, conversarão sobre a Ucrânia e Taiwan em uma reunião no Uzbequistão nesta quinta-feira (13), informou o Kremlin. O governo russo, através de seu porta-voz Yuri Ushakov, disse que o encontro terá "significado especial" dada a situação geopolítica.
"Os presidentes vão discutir tanto a agenda bilateral quanto os principais tópicos regionais e internacionais. Naturalmente, eles darão uma avaliação positiva do nível de confiança sem precedentes dentro da parceria estratégica bilateral", disse Ushakov.
O porta-voz também afirmou que a China "compreende claramente as razões que forçaram a Rússia a lançar sua operação militar especial. Esta questão, é claro, será amplamente discutida durante a próxima reunião".
Ushakov ainda disse que Moscou valoriza a posição de Pequim em sobre a crise ucraniana, declarando que o governo chinês adotou uma "abordagem equilibrada"em relação ao conflito.
O encontro entre Xi e Putin no Uzbequistão acontecerá à margem da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) na antiga cidade da Rota da Seda de Samarcanda.
Panorama internacional
Casa Branca admite que parceria entre China e Rússia deixa EUA em estado de alerta
Xi deixará a China pela primeira vez em mais de dois anos para uma viagem esta semana à Ásia Central, onde se encontrará com o líder russo.
O gigante asiático é o maior comprador de petróleo russo, com Moscou se esforçando para aumentar suas vendas de gás para Pequim e construir novos gasodutos no país, já que seu fornecimento de gás para a Europa foi significativamente reduzido em meio ao impasse sobre a Ucrânia.
Comentar