Ciência e sociedade

Berçário de estrelas na Nebulosa de Órion pode dar pistas sobre evolução dos planetas (FOTO)

Uma equipe internacional de pesquisadores recriou a imagem mais detalhada já registrada da nebulosa de Órion com a ajuda dos dados e observações do Telescópio Espacial James Webb, da NASA.
Sputnik
Segundo a astrofísica Els Peeters da Universidade Western do Canadá, a equipe foi surpreendida pelas impressionantes imagens registradas da nebulosa de Órion.
A nebulosa de Órion é uma das maiores e mais brilhantes regiões de formação de estrelas próximo da Terra.
As novas imagens revelam diversas estruturas no interior do corpo celeste, a uma escala comparável ao tamanho do Sistema Solar.
Uma equipe internacional de pesquisadores recriou a imagem mais detalhada já registrada da nebulosa de Órion com a ajuda dos dados e observações do Telescópio Espacial James Webb, da NASA
Peeters ainda explicou que as estrelas jovens massivas emitem grandes quantidades de radiação ultravioleta diretamente sobre a nuvem que as rodeiam, o que "muda a forma física" da nuvem, bem como sua composição química.
As novas observações permitem compreender melhor como as estrelas massivas transformam a nuvem de gás e poeira em que nascem.
Além disso, o principal objetivo do estudo é compreender o que aconteceu durante o primeiro milhão de anos da nossa evolução planetária.
Comentar