A região de Belgorod faz fronteira com a Carcóvia, no leste da Ucrânia, e tem sido alvo de constantes ataques perpetrados por soldados ucranianos nos últimos meses.
O governador acrescentou que as instalações sociais estão sendo ligadas a fontes de energia de reserva.
"As Forças Armadas ucranianas bombardearam Valueki. Os sistemas de defesa aérea estão ativados, mas há destruição no solo. Uma subestação foi danificada e o fornecimento de energia da cidade foi interrompido. Oito casas isoladas nas ruas Shkolnaya e três carros foram engolidos pelo fogo. Segundo informações preliminares, um civil foi morto. Assistência médica está sendo fornecida a duas pessoas feridas no local", disse Gladkov.
A assessoria de imprensa do fornecedor regional de energia Belgorodenergo disse à Sputnik na sexta-feira (16) que o fornecimento de energia em Valueki e nas aldeias vizinhas foi interrompido após o bombardeio da subestação, acrescentando que os funcionários não ficaram feridos.
A empresa acrescentou que os engenheiros estão redirecionando o fornecimento de energia para reservas, com instalações socialmente críticas sendo conectadas a redes de energia de reserva em primeiro lugar.
O vice-governador de Belgorod, Konstantin Polezhaev, disse que o fornecimento de energia para a cidade de Valueki e vilarejos próximos foi restaurado.
As instalações hidráulicas foram reconectadas à rede elétrica e o abastecimento de água será totalmente restabelecido no futuro próximo.