Panorama internacional

Pelosi vai à Armênia para declarar apoio diante de conflito com Azerbaijão, diz mídia

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou nesta quinta-feira (15) que vai viajar à Armênia em demonstração de apoio ao governo de Yerevan diante dos confrontos com o Azerbaijão.
Sputnik
Segundo informou o site Politico, a viagem da parlamentar deve ser feita já neste fim de semana. Pelosi pretende se encontrar com o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, e outros funcionários do governo.
Pelosi viaja à Armênia depois de participar da cúpula do G7, em Berlim.
Enquanto a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA decide sua viagem a Yerevan, a Rússia mantém contato próximo com os dois países para facilitar a estabilização na fronteira.
"Estamos em contato próximo com Baku e Yerevan. Estamos tomando as medidas necessárias para promover a estabilização da situação o mais rápido possível", afirmou Denis Gonchar, um dos diretores do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Panorama internacional
Armênia apelará a OTSC, ONU e Rússia sobre situação na fronteira com Azerbaijão
Na noite de segunda-feira (12), ataques eclodiram na fronteira armênio-azerbaijana. Os lados acusaram-se de iniciar uma escalada. Os dois países relataram perdas entre militares.
A Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) aprovou na terça-feira (13) a criação de um grupo de trabalho para monitorar tensões entre Armênia e Azerbaijão. Após apelos de Yerevan, uma missão será enviada à fronteira entre os países.
O Conselho de Segurança Coletiva da OTSC concordou ainda com a criação de um grupo de trabalho para monitorar constantemente a situação em sua área de responsabilidade.
Comentar