Conforme publicou a agência polonesa PAP, o vice-secretário polonês afirmou que há projetos para a modernização da proteção de fronteiras, incluindo aquelas com Belarus e o território russo.
"A guarda de fronteira tem um projeto que será cumprido. Não vou esconder que a região de Kaliningrado é outra seção, depois da zona da fronteira com Belarus, onde será criado um sistema eficaz e moderno de proteção das fronteiras", disse Grodecki.
Grodecki acrescentou que pretende implementar sistemas de perímetro e eletrônicos "muito avançados" na região. "Fundos significativos foram alocados para isso", apontou.
Refugiados do Oriente Médio na fronteira Belarus–Polônia, do lado belarusso, em 17 de novembro de 2021
© Sputnik
/ Recentemente, a Polônia completou a parte principal de uma cerca na fronteira com Belarus. A estrutura tem 186 quilômetros de comprimento e cinco metros de altura. Para concluir a construção da barreira, o governo polonês investiu o equivalente a aproximadamente US$ 338 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão). Atualmente a cerca está sendo equipada com câmeras de visão noturna e sensores de movimento.
Em declaração recente, o premiê polonês, Mateusz Morawiecki, afirmou que a fronteira com Belarus é "uma das mais bem protegidas da União Europeia. "Travessias ilegais são muito raras, são casos individuais", disse.