Em sua campanha presidencial para ser deputado federal, o ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos), critica em vídeo o Supremo Tribunal Eleitoral (STF) dizendo que o órgão virou "mãe para corruptos". As declarações são dadas com uma imagem do STF ao fundo.
"Pessoal, essa casa até pouco tempo era conhecida como a Suprema Corte do país, e é uma casa essencial para a democracia. Mas infelizmente ela se tornou a casa da mãe Joana, uma mãe para os corruptos", afirma o ex-procurador.
Continuando o discurso, Dallagnol diz que "por aqui passou a anulação de sentenças, a soltura de corruptos, o fim da segunda instância e muito mais", complementando, sem citar o ex-presidente Lula (PT) diretamente, também diz que a Corte foi o local onde ocorreu "uma metamorfose de um político que passou de presidente condenado por corrupção para candidato a presidente".
No ano passado, o STF considerou o ex-ministro Sergio Moro parcial nos processos em que atuou como juiz federal em conjunto a Dallagnol contra Lula. Já neste ano, em março, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o ex-procurador indenizasse Lula por danos morais no conhecido caso do PowerPoint, conforme noticiado.