A comunicação com submarinos quando estes estão submersos é uma tarefa técnica bastante difícil.
O principal problema é que as ondas eletromagnéticas com frequências usadas nas comunicações tradicionais de rádio são muito enfraquecidas ao passar por uma espessa camada de água do mar. Nesses casos, são necessárias soluções técnicas especiais para a comunicação, escreve o jornal.
Os pesquisadores desenvolveram uma tecnologia de comunicação subaquática que tornará possível que submarinos e drones navais permaneçam em contato a longas distâncias mesmo enquanto submersos.
Durante um teste em situação real no mar do Sul da China, um dispositivo de escuta foi capaz de captar sinais sonoros a 105 km de distância e a uma profundidade de 200 metros.
De acordo com a notícia, a taxa de transmissão de dados atingiu quase 200 bits por segundo (bps). A tecnologia usa a largura de banda de rádio de baixa frequência enviada por um comando para submarinos usando antenas terrestres.
No ano passado, cientistas sul-coreanos realizaram um teste que registrou uma taxa de transmissão de 128 bps a uma distância de 20 km.