A foto foi tirada na cidade de Izyum, na região de Carcóvia. Nela, um militar ucraniano está de costas para o presidente. Na farda do militar é visível um emblema da Divisão SS Totenkopf. Atualmente, a foto não aparece em nenhuma rede social do presidente ucraniano.
Não é a primeira vez que Zelensky, em seu nome, publica fotos de militares ucranianos com tais símbolos no uniforme e depois as apaga. Em 9 de maio, o líder ucraniano fez uma publicação dedicada ao "dia da vitória sobre o nazismo". Uma das fotos também mostrava um soldado com o emblema da Divisão SS Totenkopf no peito. Passado algum tempo, a publicação foi editada e, depois, a imagem escandalosa desapareceu de todo.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, tem repetidamente sublinhado que na Ucrânia se tornou normal falsificar a história, justificando os crimes dos nazistas. O presidente russo Vladimir Putin também salientou que, apesar de o extremismo existir em todos os países, em nenhum outro país do mundo o nazismo é encorajado a nível do Estado como é na Ucrânia.