A taxa de suicídio entre veteranos americanos pode ser mais do dobro dos valores relatados anualmente, sugere um estudo publicado no sábado (17).
A pesquisa da Parceria de Guerreiros da América (AWP, na sigla em inglês), realizada em conjunto com as universidades do Alabama e Duke, revelou milhares de casos suspeitos ou confirmados de suicídios não relatados entre 2014 e 2018 em oito estados, citou no sábado (17) o portal Military Times.
Se esses valores fossem extrapolados para os outros estados dos EUA, o número médio de suicídios diários de veteranos subiria dos oficiais 17 para 44, indica a pesquisa.
Cerca de 60% das mortes não registradas dizem respeito a casos de sobredosagem de drogas, com muitos deles sendo classificados como acidentes ou de intenção desconhecida, comentou Jim Lorraine, presidente da AWP e veterano da Força Aérea dos EUA. Além disso, a história militar de vários dos veteranos foi frequentemente relatada incorretamente, tanto por médicos legistas como por membros de família, sendo o resultado a subnotificação de suicídios.
"Todas essas são mortes evitáveis. O número é menos importante do que a metodologia para as rastrear e garantir que tenhamos uma contagem precisa [...] que possa nos levar a medidas de prevenção", apontou Lorraine.
Ele sugeriu criar estratégias de prevenção que tenham em conta as diferenças entre os estados quanto às causas dos suicídios.