A Defesa alemã usou as redes sociais para anunciar o envio dos novos equipamentos, ressaltando o cumprimento de promessas em relação ao envio de armas à Ucrânia. O país é um dos principais fornecedores de armamento de Kiev atualmente.
Segundo o comunicado, as autoridades alemãs decidiram enviar, com os obuseiros autopropulsados Panzerhaubitze, um conjunto de munições. A nova entrega elevará o número total de obuseiros do modelo enviados a Kiev por Berlim para 14. Esses sistemas estão sendo enviados em conjunto com os Países Baixos, que são responsáveis pelo fornecimento de outros oito equipamentos semelhantes às forças ucranianas.
Soldados da 150ª Divisão de Infantaria Motorizada disparam de obuseiros 2A65 durante os exercícios de preparação para o Dia das Tropas de Mísseis e Artilharia, no polígono de Kuzminsky, na região russa de Rostov
© Sputnik / Sergei Pivovarov
Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, os Estados Unidos e seus aliados, incluindo a Alemanha e o conjunto de países da União Europeia, intensificaram o envio de armas a Kiev. Os equipamentos enviados vão desde armas antitanque até sistemas de artilharia de médio e longo alcance.
Em abril, a Rússia enviou uma nota aos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) condenando a assistência militar enviada à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, advertiu que quaisquer carregamentos de armas enviados ao território ucraniano seriam "alvos legítimos" para as forças russas.