Ciência e sociedade

Encontrados restos ósseos de crianças de cultura pré-colombiana no Peru (FOTOS)

Arqueólogos no Peru descobriram a existência de restos humanos, objetos e instalações da cultura de Cajamarca, informou o Ministério da Cultura do país sul-americano.
Sputnik
Um grupo de arqueólogos encontrou os restos esqueléticos de duas crianças que foram possivelmente sacrificadas como oferenda nos Andes, norte do Peru, onde se formou a cultura pré-hispânica de Cajamarca, comunicou na quarta-feira (14) o Ministério da Cultura do país.

"[...] Foram encontrados restos ósseos pertencentes a duas crianças na colina Santa Apolonia, possivelmente colocados como oferenda, durante os eventos de fechamento dos recintos de pedra", escreveu o órgão governamental de Peru.

Solsiré Cusicanqui, diretor do projeto de escavação, descreveu a descoberta de um tupu (alfinete) de cobre na altura da boca, com um personagem em forma de felino gravado na parte superior.
Artefato encontrado entre Restos de ossos de crianças na colina Santa Apolonia, Peru
Além dos restos humanos, também foram encontrados elementos da produção têxtil, tais como instrumentos utilizados para fiação, evidências de camelídeos, e também espaços arquitetônicos, incluindo recintos e plataformas, que poderiam ter sido utilizados pela cultura de Cajamarca para preparar alimentos e bebidas, tais como chicha.
"Estas descobertas nos permitem aprender mais sobre nossas origens pré-hispânicas e reforçam a condição arqueológica e intangível deste local emblemático", sublinhou Judith Padilla, diretora da Diretoria Descentralizada de Cultura de Cajamarca.
Restos de ossos de crianças na colina Santa Apolonia, Peru
A civilização de Cajamarca ocupou a colina Santa Apolonia entre 500 e 1.300 anos atrás, e hoje é uma atração turística na região.
Comentar