Moscou não apoiará o jogo europeu de discriminação e restrição de vistos, e as portas da Rússia permanecerão abertas a todos, disse o embaixador russo em Berlim, Sergei Nechaev, no último domingo (18).
"Como o presidente da Rússia deixou claro, não vamos jogar esses jogos. As portas de nosso país permanecerão abertas a todos", disse Nechaev.
Ele observou que não gostaria de especular sobre uma possível redução na emissão de vistos para russos pela Alemanha.
"Berlim, inicialmente, não apoiou as propostas mais radicais de um conhecido grupo de países, inclusive levando em conta a presença na Alemanha de uma diáspora multimilionária de língua russa que mantém laços com parentes e amigos na Rússia", especificou o diplomata. .
Ao mesmo tempo, ele observou que "a lógica nas ações de nossos vizinhos europeus nem sempre é traçada".
“Obviamente, eles estão enfrentando problemas com o constante reabastecimento do catálogo de sanções anti-russas, que é exigido por Bruxelas e Washington. Medidas impopulares também atingem os interesses de seus próprios cidadãos", disse Nechaev.
Vários países do continente europeu introduziram a proibição a emissão de vistos a cidadãos russos, e outros ainda cogitam a medida. No início do mês, a Comissão Europeia adotou uma proposta para suspender totalmente o acordo de facilitação de vistos com Moscou. A decisão vai complicar o processo de solicitação de visto para cidadãos russos e impor mais restrições para vistos de entrada múltipla.