Hoje, terça-feira (20), de manhã o Conselho Público de Kherson encaminhou ao chefe da região, Vladimir Saldo, a iniciativa de realizar um referendo imediato sobre o reconhecimento de Kherson como sujeito da Federação da Rússia.
"Caros moradores da região de Kherson! Após considerar os apelos de organizações sociais e de moradores da região, a direção da administração da região de Kherson tomou a decisão de realizar um referendo sobre a integração da região de Kherson à Federação da Rússia", anunciou Vladimir Saldo, em uma publicação no Telegram.
"Estou seguro de que o governo da Federação da Rússia aceitará os resultados do referendo e que a região de Kherson será integrada na Rússia, se tornando um sujeito de pleno direito do Estado unido. Estou certo de que a adesão da região de Kherson à Federação da Rússia protegerá a nossa região, abrirá novas oportunidades no caminho de volta à vida pacífica e será o triunfo da justiça histórica", declarou o chefe da administração da região.
Ele também propôs criar no território de Kherson batalhões voluntários para participar da operação especial russa no território ucraniano.
"Uma paz duradoura, a manutenção da ordem e a garantia de um futuro estável para os nossos filhos só são possíveis junto com a Federação da Rússia", resumiu o chefe da região.
Ontem, segunda-feira (19), câmaras públicas das repúblicas de Donetsk e Lugansk avançaram iniciativas semelhantes de realização de referendos imediatos sobre a integração na Rússia.