Segundo a entidade da região, a integração na Federação da Rússia protegerá o território de Kherson e restabelecerá a justiça histórica:
"Acreditamos que a tomada de decisão sobre a realização imediata de um referendo sobre a adesão da região de Kherson à Federação da Rússia é mais do que nunca oportuna. Estamos certos de que a iniciativa vai ser completamente apoiada pelos moradores de Kherson, enquanto a integração à Rússia se tornará não apenas o triunfo da justiça histórica, mas também protegerá o território da região, abrirá novas oportunidades no caminho para revitalizar e restaurar a força de nossa terra e retornar à vida plena e pacífica".
Além disso, a necessidade do referendo é ditada, entre outras razões, pelos atos terroristas por parte de Kiev e da OTAN, afirmaram no Conselho Público.
"Hoje, nós e nossos filhos estamos sofrendo monstruosos atos terroristas por parte do governo nacionalista da Ucrânia e de países da Europa ocidental – membros da OTAN, que entregam armas para matar a população civil de Kherson."
De acordo com o texto da iniciativa, a entidade está certa de que os moradores da região apoiarão completamente a realização do referendo.
Ontem, segunda-feira (19), câmaras públicas das repúblicas de Donetsk e Lugansk avançaram iniciativas semelhantes de realização de referendos imediatos sobre a integração na Rússia.