Ucrânia poderá receber caças americanos F-16 só em 2 ou 3 anos, diz general

É muito improvável que a Ucrânia receba os caças estadunidenses F-16 em curto prazo, mas, mesmo que a decisão seja tomada, os aviões seriam enviados apenas em dois ou três anos, informa o Politico, citando o comandante das Forças Aéreas na Europa e África, general James Hecker.
Sputnik
Conforme especificou o militar americano, a impossibilidade de envio imediato está ligada a questões logísticas e à necessidade de treinar os pilotos ucranianos. Contudo, Hecker não descartou a chance de os F-16 serem entregues no futuro.

O veículo ressalta que o atraso no fornecimento de armas por parte do Ocidente, inclusive pela Casa Branca, frustra Kiev, mas o comandante norte-americano acredita que, no momento, "a Ucrânia tem tudo o que precisa para sobreviver, combater e tentar proteger seu país soberano sem transformar isso em uma terceira guerra mundial".

Pelas estimativas do general Hecker, desde o início da operação russa no país vizinho, a Ucrânia mantém 80% de sua Força Aérea.
Recentemente, o vice-secretário de Assuntos Políticos do Pentágono, Colin Kahl, afirmou que a administração dos EUA não descarta que possa fornecer os caças a Kiev, mas a decisão final sobre o assunto ainda não foi tomada. A Câmara dos Representantes dos EUA já alocou no Orçamento de Defesa para 2023 US$ 100 milhões (R$ 517 milhões) a fim de treinar os pilotos ucranianos a pilotar caças estadunidenses F-15 e F-16.
Operação militar especial russa
Ucrânia continua a pressionar EUA por mísseis de defesa aérea e caças F-16 nos bastidores, diz mídia
Comentar