De acordo com a agência norte-americana, quando o avião supersônico da NASA X-59 decolar do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong, a aeronave estará acompanhada de dois caças F-15.
Isso porque os caças F-15 contarão com um novo sistema de apoio à vida, permitindo que o piloto e o mecânico possam respirar com mais facilidade.
Quando uma aeronave ganha altitude, a pressão atmosférica diminui e as moléculas de oxigênio são alteradas, fazendo com que o piloto receba menos oxigênio ao respirar e, consequentemente, podendo levar à hipóxia, uma deficiência de oxigênio que atinge o cérebro e outras partes do corpo.
É por isso que a pressurização das cabines é algo importante. Sendo assim, as aeronaves possuem sistemas que bombeiam o ar para dentro das cabines e ajustam os níveis dependendo das suas altitudes.
A cabine dos caças F-15 contam com uma pressurização para altitudes superiores a 40.000 pés, contudo seus pilotos precisam usar máscara com um sistema que ajuda a regular a pressão positiva da respiração.
O novo sistema promete, justamente, elevar esta capacidade de pressurização, fazendo com que as aeronaves possam alcançar novas alturas.