Os helicópteros de ataque utilizados no decorrer da operação especial na Ucrânia estão equipados com o complexo de defesa de bordo Vitebsk, que permite proteger a aeronave dos mísseis de sistemas portáteis de defesa antiaérea.
Em agosto, o consórcio russo Tecnologias Radioeletrônicas informou sobre a modernização do Vitebsk levando em conta a experiência do uso do complexo em condições de combate na Ucrânia e as recomendações dos pilotos.
Além disso, a versão modernizada do helicóptero foi equipada com nova blindagem, mas sem tornar o veículo aéreo mais pesado. Para isso, foram aplicados novos materiais que aumentaram significativamente a proteção balística do helicóptero, escreve portal Topwar.
O helicóptero Ka-52M modernizado está completando os testes estatais, ele já participou da operação militar especial na Ucrânia e recebeu avaliações positivas.
O armamento do helicóptero Ka-52 é comum para a maioria dos helicópteros de ataque da Rússia: um canhão automático 2A42 de 30 mm, diferentes tipos de foguetes, bombas aéreas com peso até 500 quilogramas, mísseis ar-terra guiadas por laser e mísseis ar-ar. A carga útil total é de quase duas toneladas.