Pequim está expandindo sua base naval nos limites do mar do Sul da China, escreveu na sexta-feira (21) o portal Defense News com base em fotos de satélite.
A base de Yulin, na ponta sul da ilha Hainan da China, é revelada como uma estrutura de dois novos píeres em construção, além dos quatro píeres existentes no local, indicam as fotografias publicadas pela empresa americana Maxar Technologies, e supostamente tiradas em 31 de julho.
Imagens de satélite mostram que a China está expandindo a base submarina no mar do Sul da China | The Foreign Desk
Uma draga pode ser vista adjacente ao novo píer norte, e mede 175 metros de comprimento e 20 metros de largura, de acordo com a ferramenta de medição do Google Earth, com o cais sul medindo 238 metros de comprimento e uma largura semelhante à draga.
A terra recuperada diante dos píeres do norte e do sul, e as estruturas dos píeres aparecem pela primeira vez, sendo que a última foto do local foi tirada em fevereiro de 2022.
A base naval de Yulin abriga a Frota do Mar do Sul da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, equipada com submarinos de ataque nuclear e mísseis balísticos, e também tem um túnel de caverna submarina na lateral de uma montanha.
Na base também tem sido construído um píer para navios de grande superfície, que serve como base para o segundo porta-aviões da China, o Shandong. Além disso, a cidade vizinha de Sanya foi renovada com novos hangares, um espaço de estacionamento expandido e pistas de pouso reconstruídas.