Ciência e sociedade

Telescópio James Webb revela faixa brilhante de nuvens em Netuno (FOTO)

A NASA informou que o Telescópio James Webb registrou, pela primeira vez em mais de 30 anos, uma imagem nítida do sistema de anéis de Netuno, bem como de sete de suas 14 luas mais conhecidas.
Sputnik
A agência espacial norte-americana informou que o telescópio captou vários anéis estreitos e brilhantes, permitindo uma observação detalhada das tênues faixas de poeira que cercam Netuno.
Netuno é conhecido como um "gigante de gelo", já que seu interior é constituído por elementos mais pesados que o hidrogênio e hélio.
A NASA informou que o Telescópio James Webb registrou, pela primeira vez em mais de 30 anos, uma imagem nítida do sistema de anéis de Netuno, bem como de sete de suas 14 luas mais conhecidas
A cor azul de Netuno é causada pelo metano presente em sua atmosfera. Contudo, a nova imagem mostra uma tonalidade diferente no planeta, devido à luz infravermelha captada pela câmera do James Webb, que é muito absorvida pelo gás metano das nuvens geladas de Netuno.
A imagem ainda mostra as nuvens como listras e manchas brilhantes, refletindo a luz solar antes de ser absorvida pelo metano.
Além disso, o telescópio revelou pela primeira vez, uma faixa brilhante contínua de nuvens de alta latitude no polo sul do planeta, além de ter detectado sete das 14 luas de Netuno.
Comentar