"Ao fim do primeiro dia de votação do referendo sobre a integração da região de Kherson à Rússia, o comparecimento foi de 15,31% do total de eleitores", disse Zakharova à Sputnik.
No início do dia, Zakharova disse que observadores dos Estados Unidos e da França estão monitorando o andamento do referendo na região.
As repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL), bem como as partes controladas pelos russos das regiões de Zaporozhie e Kherson, estão realizando referendos sobre integração à Rússia de hoje (23) a terça-feira (27).
Na quarta-feira (21), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou seu apoio aos referendos, causando uma reação dos países ocidentais.
No dia seguinte (22), o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, anunciou que o bloco imporia novas sanções à liderança da Rússia e às pessoas envolvidas na organização dos referendos e não reconheceria os resultados da votação.
A RPD e a RPL proclamaram sua independência da Ucrânia em 2014, depois de realizar referendos de autodeterminação.
Em fevereiro deste ano, a Rússia reconheceu ambas e lançou uma operação militar na Ucrânia em resposta a pedidos de ajuda das duas repúblicas devido à intensificação de ataques ucranianos contra civis nas regiões.