Segundo escreve o portal, a Eslovênia vai fornecer a Kiev tanques M-55, construídos com base no T-55 soviético. Este modelo apresenta motor e blindagem aperfeiçoados, bem como um canhão de 105 mm de padrão da OTAN.
"No entanto, a utilidade do M-55 para a Ucrânia permanece altamente questionável devido ao calibre de sua arma principal, que é incompatível com os tipos disponíveis de munição", ressalta a edição.
O Ocidente teve que começar a entregar tais armamentos a Kiev depois que os aliados dos EUA na Europa de Leste quase esgotaram os seus estoques de tanques T-72, acrescenta a mídia.
Ao mesmo tempo, a Eslovênia, em troca dos M-55 transferidos para a Ucrânia, receberá da Alemanha veículos blindados e caminhões sobre rodas, ficando completamente sem tanques em seu exército.
Anteriormente, a Rússia enviou aos países da OTAN uma nota em relação às entregas de armas à Ucrânia. O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, notou que quaisquer cargas com armamento para a Ucrânia se tornarão um alvo legítimo para as forças russas.