"Após o fim dos reparos, um dos dois complexos aéreos de reconhecimento óptico e radiotécnico Tu-214R foi utilizado para detectar alvos militares ucranianos", disse a fonte.
"Esta aeronave é capaz de detectar e transmitir rapidamente para os postos de comando em terra as coordenadas e tipo de instalações militares de várias classes, incluindo estações de radar, postos de comando, centros de comunicações, comboios de equipamentos militares e outros", explicou o interlocutor da agência.
De acordo com informações de fontes abertas, as Forças Armadas da Rússia possuem dois aviões de reconhecimento Tu-214R. Esta aeronave militar foi construída com base no avião civil Tu-214, com capacidade para 210 passageiros.
O avião está equipado com várias estações de radar circulares e de varredura lateral, sistemas de vigilância radiotécnicos e eletrônicos, bem como um sistema eletrônico-óptico de alta resolução que em particular permite tirar imagens de alvos terrestres em faixas de luz visível e infravermelho.
O Tu-214R foi apresentado em agosto de 2013 no salão aeronáutico MAKS em Moscou e foi anunciado como uma plataforma para a realização de vigilância no quadro do Tratado de Céus Abertos. Pelo menos um dos Tu-214R participou em 2016 das operações na Síria.