Militares sul-coreanos detectaram atividades na Coreia do Norte que sugerem que ela pode estar se preparando para disparar um míssil balístico lançado por submarino (SLBM) em sua costa leste, disseram autoridades neste sábado (24) citadas peloa Yonhap.
"Estamos monitorando de perto as instalações e atividades relacionadas ao SLBM da Coreia do Norte e mantendo uma postura de prontidão completa", disse um oficial militar.
De acordo com a agência coreana, os militares detectaram preparativos esta semana em Sinpo, província de Hamgyong do Sul, no país norte-coreano.
Os sinais de um possível teste começaram a aparecer nesta semana, quando Seul e Washington realizarão exercícios militares conjuntos envolvendo um porta-aviões norte-americano movido a energia nuclear que chegou à Coreia do Sul ontem (23).
O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, foi informado sobre a situação na sexta-feira (23) pelo Ministério da Defesa. Voltando de uma viagem onde visitou Canadá, Reino Unido e EUA, Yoon instruiu os militares a responderem imediatamente no caso de Pyongyang fazer uma provocação, diz a mídia.
Na quarta-feira (21), o 38 North, um think tank com sede nos Estados Unidos, disse que imagens de satélite recentes do Sinpo mostraram possíveis preparativos para lançar um novo submarino capaz de disparar mísseis balísticos.
"Embora barcaças e uma doca seca tenham sido ocasionalmente observadas ao redor do cais de lançamento de submarinos no salão principal de construção, a presença de seis navios e barcaças nesta área não foi observada antes", afirmou o think tank.
Um alto funcionário norte-americano disse ontem (23) que é possível que o Norte realize um teste nuclear durante a viagem da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, à Coreia do Sul e ao Japão na próxima semana.