Os caças russos derrubaram dois aviões de guerra MiG-29 ucranianos modificados para disparar armas anti-radar fabricadas nos EUA, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o ministério, os aviões que foram interceptados na região de Nikolaev, no sul da Ucrânia, eram capazes de transportar mísseis anti-radiação de alta velocidade AGM-88 (HARM), que são usados para destruir estações de radar no solo.
A Defesa russa informou que 12 drones ucranianos foram abatidos e 21 mísseis, principalmente de lançadores Himars fornecidos pelos EUA, foram interceptados no ar.
A notícia chega quando a região de Kherson, na Ucrânia, e grande parte da vizinha região de Zaporozhie, ambas controladas por tropas russas, estão realizando referendos de cinco dias sobre a adesão à Rússia.
Uma equipe de notícias da emissora RT foi atacada na cidade de Kherson no domingo (25), quando um míssil ucraniano atingiu um hotel em que eles estavam hospedados.
Ainda hoje (25), um ataque de alta precisão das forças russas destruiu uma instalação de manutenção de equipamentos militares ucranianos, eliminando até 50 combatentes e 28 unidades de equipamentos militares.
Na região de Kherson, até 30 combatentes e cinco equipamentos militares ucranianos foram eliminados.As tropas ucranianas perderam mais de 110 militares que seguiam em direção à região de Nikolaev e Krivoi Rog.
Ao todo, desde o início da operação militar especial, foram eliminados 301 aviões, 155 helicópteros, 2.074 drones, 377 sistemas de defesa antiaérea, 5.111 tanques e outros veículos blindados de combate, 845 lançadores múltiplos de foguetes, 3.413 peças de artilharia de campanha e morteiros e 5.874 veículos militares especiais, informou o Ministério da Defesa russo.