"Dos que votaram no referendo e responderam à pergunta: 93% são a favor da integração da região de Zaporozhie na Federação da Rússia; 7% apoiam o status ucraniano da região", diz a publicação.
O instituto especificou que a sondagem dos participantes da votação foi realizada através de conversas telefônicas. Cerca de 500 tomaram parte da pesquisa.
Os referendos sobre a adesão à Rússia começaram em 23 de setembro nas regiões de Zaporozhie e Kherson e nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk. A votação durará cinco dias.
Foram as assembleias locais que solicitaram a organização imediata dos referendos. Segundo afirmaram representantes das repúblicas e regiões libertadas, a adesão à Rússia protegerá os territórios e restaurará a justiça histórica. Na opinião deles, esta decisão é necessária em meio a atos terroristas constantes por parte do regime nacionalista de Kiev e países-membros da OTAN, que fornecem armas letais que contribuem para mortes entre a população civil.
O presidente russo afirmou que a Rússia apoiaria a decisão tomada pelos moradores dos territórios libertados. A cédula contém apenas uma pergunta no caso das regiões libertadas de Zaporozhie e Kherson – sobre a saída da região da Ucrânia, formação de um Estado independente e sua adesão à Rússia.