Panorama internacional

Reino Unido quer duplicar seus gastos com Defesa até o fim da década, segundo alto responsável

O país europeu deve aumentar suas despesas militares em duas vezes até 2029-2030, o primeiro crescimento sustentado desde os tempos da Guerra Fria, de acordo com o secretário de Defesa.
Sputnik
O governo do Reino Unido pretende aumentar o orçamento de defesa do país para 100 bilhões de libras britânicas (R$ 571,67 bilhões) até o final de 2030, disse Ben Wallace, secretário de Defesa britânico.
"Sem a mudança, estávamos indo para abaixo de 2% [dos gastos da defesa em porcentagem do PIB]. Mas, segundo a previsão atual, esse é aproximadamente um orçamento de defesa de 100 bilhões de libras em 2029-30. Estamos atualmente com 48 bilhões de libras [R$ 274,4 bilhões], então essa é a diferença. Em oito anos, essa é uma quantia enorme", disse Wallace ao jornal The Telegraph, citado neste domingo (25).
Wallace referiu que o ministério planeja alocar fundos adicionais para capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento.
Panorama internacional
Exército britânico 'precisa de mais dinheiro' para lidar com 'ameaças crescentes', diz ministro
Segundo ele, Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido, pretende cumprir sua promessa de aumentar os gastos com defesa para 3% do PIB.
Se for realizado, será o primeiro crescimento sustentado do orçamento militar desde a Guerra Fria, assinalou o secretário de Defesa.
Comentar