Panorama internacional

Venezuela e Colômbia retomam laços militares na véspera de abertura da fronteira

Caracas e Bogotá restauraram as ligações militares em meio à normalização das relações bilaterais. A ação vem após a eleição do primeiro presidente esquerdista da Colômbia.
Sputnik
Vladimir Padrino, ministro da Defesa da Venezuela, anunciou no sábado (24) que reestabeleceu os laços militares com a vizinha Colômbia.
O ministério publicou fotos mostrando os ministros da Defesa dos dois países apertando as mãos.
Ministros da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, e da Colômbia, Iván Velásquez, realizam encontro para iniciar relações bilaterais em matéria militar, fortalecendo assim os laços de fraternidade entre os povos filhos de [Simón] Bolívar. Somos um só povo!
Segundo Padrino, as negociações tinham como objetivo restaurar a confiança e a paz na fronteira.
Gustavo Petro, primeiro presidente esquerdista da Colômbia, disse no início de setembro que estava empenhado em restaurar as relações bilaterais com a Venezuela após elas terem sido interrompidas em 2019, quando Bogotá se recusou a reconhecer a reeleição do presidente Nicolás Maduro.
É planejado que na segunda-feira (26) reabra a fronteira entre os dois países sul-americanos, com a presença dos dois chefes de Estado. Ela estava fechada desde 2015, após uma crise diplomática, com as difíceis relações bilaterais garantindo a continuação da situação.
Comentar