A Petrobras assinou dois acordos com diferentes empresas estatais indianas no setor de petróleo e gás. A primeira foi com a Indian Oil Corporation (IOC) em um contrato de seis meses para o fornecimento de até 12 milhões de barris de petróleo. De acordo com o jornal Valor Econômico, o contrato pode ser renovado em até mais um ano.
A IOC tem produção estimada em 1,34 milhão de barris por dia, além de controlar 11 refinarias no país e responder por 26% do total da capacidade de refino indiano, segundo a mídia.
A outra empresa é a Bharat Petroleum, em um acordo que visa fomentar tratativas e estabelecer diretrizes cooperativas para eventual fornecimento de petróleo bruto no futuro.
"Os acordos representam passos importantes para o estreitamento comercial entre Petrobras e o segmento estatal de refino na Índia e para a alavancar oportunidades junto aos demais refinadores daquele país", diz a companhia.
A petrolífera brasileira exporta o petróleo excedente que não é revertido para uso em suas próprias refinarias. No primeiro semestre, a companhia exportou uma média de 537 mil barris por dia de petróleo.
Antes dos contratos assinados agora, Nova Deli e Brasília fecharam uma série de acordos de cooperação na área de energia com a ida do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, à Índia em abril deste ano.
Na época, os indianos mostraram interesse nas políticas públicas e capacidades industriais em biocombustíveis e motores flex e híbridos do Brasil, segundo a revista Veja.