Notícias do Brasil

Petrobras fecha contrato com 2 estatais da Índia para fornecimento de petróleo

Nova Deli e Brasília vêm conversando desde abril para alavancar uma maior cooperação no setor de energia. Desta vez, uma das empresas indianas que participaram das negociações, tem produção estimada em 1,34 milhão de barris por dia.
Sputnik
A Petrobras assinou dois acordos com diferentes empresas estatais indianas no setor de petróleo e gás. A primeira foi com a Indian Oil Corporation (IOC) em um contrato de seis meses para o fornecimento de até 12 milhões de barris de petróleo. De acordo com o jornal Valor Econômico, o contrato pode ser renovado em até mais um ano.
A IOC tem produção estimada em 1,34 milhão de barris por dia, além de controlar 11 refinarias no país e responder por 26% do total da capacidade de refino indiano, segundo a mídia.
A outra empresa é a Bharat Petroleum, em um acordo que visa fomentar tratativas e estabelecer diretrizes cooperativas para eventual fornecimento de petróleo bruto no futuro.
"Os acordos representam passos importantes para o estreitamento comercial entre Petrobras e o segmento estatal de refino na Índia e para a alavancar oportunidades junto aos demais refinadores daquele país", diz a companhia.
A petrolífera brasileira exporta o petróleo excedente que não é revertido para uso em suas próprias refinarias. No primeiro semestre, a companhia exportou uma média de 537 mil barris por dia de petróleo.
Antes dos contratos assinados agora, Nova Deli e Brasília fecharam uma série de acordos de cooperação na área de energia com a ida do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, à Índia em abril deste ano.
Na época, os indianos mostraram interesse nas políticas públicas e capacidades industriais em biocombustíveis e motores flex e híbridos do Brasil, segundo a revista Veja.
Comentar