Segundo o correspondente, pelo menos uma pessoa teria sido morta em um ataque com mísseis no cais de uma balsa civil que atravessa o rio Dniepre, no centro de Kherson. Outras quatro pessoas ficaram feridas, incluindo uma mulher com ferimentos graves.
No domingo (25), após o recebimento de informações do serviço de inteligência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), tropas ucranianas bombardearam um hotel no centro de Kherson onde jornalistas estavam hospedados. Como resultado do ataque, duas pessoas foram mortas, incluindo o ex-congressista ucraniano Aleksei Zhuravko.
Os ataques ocorrem em meio à realização dos referendos de adesão à Federação da Rússia em curso nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL), assim como nas regiões de Zaporozhie e Kherson. A votação teve início no dia 23 e termina na terça-feira (27).
Mulher se registra no local de votação em Kherson no referendo sobre a adesão da região de Kherson à Rússia, em 23 de setembro de 2022
© Sputnik / Ivan Rodionov
Em meio à operação militar especial russa na Ucrânia, deflagrada em fevereiro, as regiões de Zaporozhie e Kherson estão atualmente sob controle de militares russos. A intenção de realizar referendos nas regiões vem sendo manifestada há várias semanas pelas autoridades locais.