Panorama internacional

Espiões da CIA alertaram Berlim sobre ataque ao Nord Stream, diz imprensa alemã

Espiões dos EUA teriam alertado "semanas atrás" o governo da Alemanha sobre um possível ataque aos gasodutos russos, informou um jornal alemão.
Sputnik
Segundo informações da revista Der Spiegel, publicadas nesta terça-feira (27), a CIA, agência de inteligência dos EUA, alertou Berlim sobre um possível ataque a gasodutos no mar Báltico.
De acordo com o veículo, que cita "várias pessoas familiarizadas com o assunto", a "dica" da agência de espionagem dos EUA foi recebida em Berlim semanas atrás. Oficialmente, no entanto, o governo norte-americano se recusou a comentar o assunto.
A Alemanha segue procurando respostas depois que ambos os gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte) da Rússia foram danificados, provocando um enorme vazamento de gás na ilha dinamarquesa de Bornholm.
Os serviços de segurança alemães estão atualmente examinando imagens de satélite da área onde ocorreram as explosões, mas veem apenas tráfego naval "normal", de acordo com Spiegel.
Panorama internacional
Jornal alemão suspeita de 'ataque direcionado' aos gasodutos da Rússia
Eles também estão convencidos de que apenas um ator estatal poderia ter feito isso, sugerindo que "mergulhadores ou um minissubmarino" poderiam ter instalado minas ou explosivos no gasoduto.
O Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) e o Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) perderam repentinamente a pressão na segunda-feira (26). As autoridades dinamarquesas relataram um vazamento de gás em Bornholm, enquanto os cientistas suecos registraram várias explosões.
Na noite de segunda-feira (26), o governo alemão estava convencido de que o oleoduto foi alvo de um ataque deliberado, segundo informações do portal Tagesspiegel. Berlim, inclusive, estava considerando a possibilidade de a Ucrânia ou "forças afiliadas à Ucrânia" estarem por trás do incidente.
Ainda nesta terça-feira (27), mais cedo, Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia, falou sobre o assunto e disse que não é possível excluir nenhuma hipótese.
Panorama internacional
Kremlin sobre possível sabotagem contra Nord Stream: não podemos excluir nenhuma hipótese
Comentar