Operação militar especial russa

RPL aprova adesão à Rússia com 98,42% dos votos favoráveis à entrada

Nesta terça-feira (27), a República Popular de Lugansk (RPL) divulgou que sua população aprovou a adesão à Federação da Rússia em referendo com 98,42% de votos favoráveis.
Sputnik
Os resultados foram divulgados pela chefe do comitê eleitoral regional, Elena Kravchenko, durante conversa com repórteres.
"Com 100% dos protocolos das comissões processados, 98,42% votaram pela entrada da república [popular de Lugansk] na Federação da Rússia", disse Kravchenko.
A adesão também foi aprovada na República Popular de Donetsk (RPL) (99,23% a favor) e nas regiões de Zaporozhie (93,11% a favor) e Kherson (87,05% a favor).
Uma mulher vota durante o referendo sobre a adesão da República Popular de Donetsk e Lugansk e as regiões de Zaporozhie e Kherson da Ucrânia à Rússia, na assembleia de voto em Moscou, Rússia, 27 de setembro de 2022
Especulados há semanas, os referendos foram realizados entre os dias 23 e 27 de setembro nas regiões de Zaporozhie e Kherson — sob controle de militares russos em meio à operação militar especial na Ucrânia —, além das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL).
A operação especial russa teve início em fevereiro deste ano dias após a Rússia reconhecer a independência da RPD e da RPL e em meio ao aumento exponencial das violações de cessar-fogo na região por parte da Ucrânia.
Comentar