Conforme publicou a Agência de Notícias do Vietnã, a expectativa é de que o Noru provoque chuvas torrenciais de até 500 mm, gerando inundações generalizadas entre as províncias de Quang Binh e Binh Dinh. Os ventos do tufão devem atingir até 166 km/h antes de chegar à região costeira central do Vietnã durante a noite desta terça-feira (27).
No início da semana, o supertufão causou inundações nas Filipinas, deixando cinco pessoas mortas e três desaparecidas. Desde então, o Noru partiu através do mar do Sul da China em direção ao Vietnã, onde o governo e a população local estão em uma corrida contra o tempo para reforçar gaiolas de pesca, obras públicas, oficinas, armazéns e projetos de construção costeira.
Motociclista é flagrado durante fortes chuvas em Hanoi, Vietnã, 8 de setembro de 2021
© AFP 2023 / Nhac Nguyen
Cerca de um milhão de estudantes em áreas de risco foram autorizados a permanecerem em suas casas por questões de segurança, enquanto dez aeroportos foram fechados.
Ainda segundo a mídia vietnamita, um oficial de prevenção de desastres naturais instruiu as autoridades locais a pedir que 57,8 mil navios busquem abrigos seguros e chamem de volta 739 navios que operam no mar.