Panorama internacional

Analista avisa sobre 'bomba financeira' que está sendo colocada pelos Estados Unidos

A valorização do dólar está provocando alta nos preços das commodities básicas em outras moedas e quem sofre são os países importadores mais pobres, disse, em entrevista à agência russa Prime, Oleg Syrovatkin, analista da empresa de investimento Otkrytye Investitsii.
Sputnik
De acordo com suas palavras, neste caso, os países que importam matérias-primas terão que gastar mais dinheiro, fundos que poderiam ser alocados para o seu desenvolvimento. O dólar forte, ressalta o especialista, também aumenta as despesas públicas para pagar os empréstimos denominados na moeda americana.
Além disso, a maioria das importações no mundo, inclusive a compra de recursos energéticos e produtos alimentícios, é paga em dólares, mesmo que nem todos os produtos adquiridos sejam fabricados nos EUA.
Assim, quase todo o mundo depende da dinâmica do dólar de um jeito ou de outro e, para a economia mundial, a sua desvalorização é vantajosa.
Contudo, a restritiva política monetária dos principais bancos centrais do mundo, especialmente nos EUA, pressiona os preços do petróleo e outros recursos, aumentando os riscos de a economia mundial deslizar para a recessão, enfatizou o analista.
Panorama internacional
Foreign Policy: China está silenciosamente tentando derrubar o dólar
Comentar