Os radares Saber M60 serão utilizados nas Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. A aquisição está prevista no Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro 2020–2023 e amplia a capacidade operacional da Força Terrestre.
Desenvolvido pela Embraer em conjunto com o Exército Brasileiro, o modelo é um radar de artilharia antiaérea de baixa altura com conteúdo 100% nacional e já é operado pelo Exército.
A atualização tecnológica do radar, resultando nesta sua versão 2.0, foi concluída em 2019.
O Saber M60 é um radar de busca que visa a proteção de pontos e áreas sensíveis, como instalações governamentais e infraestruturas estratégicas.
O modelo tem alcance de 60 quilômetros e até 16.400 pés de altura, o que permite rastrear até 60 alvos simultaneamente, incluindo a detecção e classificação automática de alvos.
Segundo a Embraer, o Saber M60 é um radar tático de grande flexibilidade operacional e fácil montagem e transporte, podendo ser desdobrado em até 15 minutos.
A empresa aponta ainda que o modelo tem a tecnologia Low Probability Interception (LPI), podendo atuar na busca de alvos sem ser facilmente identificado.
De acordo com a Embraer, o Saber M60 pode ser integrado aos sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos, além de ter provisão para integração com outros sistemas de defesa aérea, tal como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra).