Frota do Pacífico russa recebe 1º submarino nuclear do projeto Yasen-M (VÍDEO)

O primeiro submarino nuclear de série do projeto 885M Yasen, o Novosibirsk, chegou à Frota do Pacífico para sua base permanente na região russa de Kamchatka, informou hoje, quarta-feira (28), o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
Segundo o comunicado da entidade, as forças submarinas da Frota do Pacífico receberam dois cruzadores submarinos: o cruzador submarino estratégico nuclear de mísseis Knyaz Oleg, do Projeto 955A, e o submarino de mísseis de cruzeiro Novosibirsk, do Projeto Yasen-M, após transição da Frota do Norte.
O ministério também detalhou que, durante a travessia por mar, o submarino Novosibirsk realizou o lançamento de um míssil de cruzeiro Oniks contra um alvo marítimo, a partir do mar de Chukotka.
O Novosibirsk é o primeiro submarino nuclear de série do projeto 885M, ou Yasen-M. Os mísseis de cruzeiro Kalibr e Oniks são o principal armamento de ataque dos submarinos do projeto respectivo. O segundo submarino do projeto, Krasnoyarsk, passou por testes de fábrica no mar Branco em junho deste ano.
O Knyaz Oleg é o primeiro submarino estratégico nuclear de mísseis do projeto modernizado 955А, ou Borei-A. Esses diferem dos primeiros submarinos do projeto pelo menor ruído, sistemas mais sofisticados de manobra e manutenção em profundidade, bem como de controle de armas.
Comentar