"A delegação russa participou de uma série de reuniões bilaterais no quadro da Conferência Plenipotenciária com mais de dez países e planeja realizar reuniões com mais 20 países nos próximos dias", diz o comunicado. Foi especificado que a delegação se reuniu com os representantes dos principais países das regiões africana, árabe e asiática, bem como de países da América Latina.
“Particularmente, foram delineadas as prioridades da Federação da Rússia na União Internacional de Telecomunicações, destinadas a fortalecer a cooperação internacional em uma base de igualdade e estrita observância dos estatutos da união", acrescentou a entidade.
No decorrer dos encontros, a delegação russa apresentou seus candidatos aos cargos de direção na ITU. São eles Rashid Ismailov, para a posição de diretor executivo da entidade, e Nikolai Varlamov, para o Comitê Regulador de Rádio. Segundo a vice-ministra russa do Desenvolvimento Digital e Comunicações, Bella Cherkesova, os candidatos apresentados têm "uma grande experiência de muitos anos no âmbito das tecnologias de informação e comunicação".
A eleição dos candidatos russos, nota a vice-ministra, significará que o trabalho da ITU vai prosseguir e estar de acordo com a agenda atual do mundo digital, em desenvolvimento dinâmico.
"Nas condições de transformação digital e do avanço rápido das tecnologias informacionais, a ITU deve permanecer a plataforma principal da ONU para a concertação das abordagens coletivas no cumprimento das tarefas atuais no âmbito do avanço das tecnologias de informação e comunicação", enfatizou Bella Cherkesova, citada no comunicado.