De acordo com suas palavras, houve realmente uma ameaça por parte do presidente americano Joe Biden contra o Nord Stream, as tentativas da Casa Branca de se justificar são patéticas.
Conforme Maria Zakharova, o incidente no Nord Stream ocorreu em uma zona controlada pelos serviços secretos norte-americanos.
"No que diz respeito ao local onde isso ocorreu: trata-se da zona econômico-comercial da Dinamarca e Suécia [...] Esses são países orientados para a OTAN que estão inundados de armas americanas, os mesmos países que são totalmente controlados pelos serviços secretos americanos. Eles estão absolutamente e indubitavelmente sob o controle da inteligência dos EUA, que controla totalmente a situação lá", disse a representante no programa Solovyov Live.
Na segunda-feira (29), ocorreram incidentes simultaneamente nos dois gasodutos que fornecem combustível para a Europa. Segundo a informação das autoridades dinamarquesas e suecas, foram detectados dois vazamentos de gás no Nord Stream e no Nord Stream 2, perto da ilha de Bornholm.
A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartam a possibilidade de ter sido sabotagem. O lado russo solicitou uma informação oficial à Dinamarca sobre o incidente no Nord Stream assim que o ocorrido se tornou conhecido. As autoridades dinamarquesas disseram ter registrado explosões submarinas no local do vazamento de gás.
A Procuradoria-Geral da Rússia abriu um processo sobre terrorismo internacional após os incidentes nos gasodutos Nord Stream 1 e 2.