Nesta quinta-feira (29), a National Records of Scotland (Registros Nacionais da Escócia, na tradução livre) divulgou a causa da morte da rainha Elizabeth II, e, de acordo com o texto, ela faleceu de velhice.
O certificado mostra que sua morte foi registrada por sua filha, a princesa Anne, em 16 de setembro com a hora da morte às 15h10 (11h10 no horário de Brasília), segundo a Reuters.
No dia 16, o Palácio de Buckingham divulgou um comunicado pouco depois das 12h30 (08h30 horário de Brasília) para dizer que os médicos estavam preocupados com a saúde da rainha e que ela permaneceria sob supervisão médica. Sua morte foi anunciada oficialmente às 18h30 (14h30 no Brasil).
A monarca, que passou 70 anos no trono e faleceu aos 96 anos, sofria do que o palácio chamou de "problemas de mobilidade episódicos" desde o final do ano passado, forçando-a a se retirar de quase todos os seus compromissos públicos.
Elizabeth II cumpriu seu último dever oficial nomeando Liz Truss como primeira-ministra no dia 14 de setembro. Ao mesmo tempo, um dos últimos documentos assinados em nome da rainha foi os parabéns ao Brasil pelos seus 200 anos de independência, conforme noticiado.