Conforme informou o jornal O Globo, o diretório estadual do PT de São Paulo conseguiu aval para utilizar a Avenida Paulista no próximo domingo após a votação.
Segundo a reportagem, a autorização do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) permite que o partido utilize o espaço a partir das 20h30 caso Lula vença em primeiro turno ou caso o pleito vá para o segundo turno.
Se o ex-presidente levar a eleição já no domingo, ele deve discursar para apoiadores na principal avenida de São Paulo.
"A decisão proferida garante os direitos constitucionais de reunião e livre manifestação. Além disso, está em consonância com decisão anterior, que estabeleceu um rodízio entre grupos políticos antagônicos para utilização da avenida Paulista, notadamente pelo fato de que as últimas manifestações foram realizadas por grupos ligados à situação, em 7 de setembro", disse o advogado Michel Bertoni Soares, um dos representantes do PT na ação, a O Globo.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) também pleiteou a utilização da Avenida Paulista, mas ele só poderá realizar evento no local caso vença no primeiro turno, o que é bastante improvável, conforme apontam as pesquisas.
Levantamentos divulgados pelo Datafolha e pelo Ipec nos últimos dias colocam Lula perto de uma vitória em primeiro turno. Nesta sexta-feira (30), o instituto Atlas Inteligência divulgou levantamento que coloca o ex-presidente com 50,7% dos votos válidos, contra 41% do atual presidente. Ciro Gomes (PDT) teria 3,6%, e Simone Tebet (MDB), 2,6%. Os demais não somaram 1%.
Após o debate presidencial da TV Globo, na noite de quinta-feira (29), Lula partiu nesta sexta-feira para o Nordeste. O petista faz caminhadas em Salvador (BA) e em Fortaleza (CE). Já Bolsonaro participou de motociata em Poços de Caldas (MG) e realiza live à noite.
27 de setembro 2022, 21:30