Panorama internacional

Belarus e China vão aumentar coordenação de esforços em economia e política externa, diz Lukashenko

Belarus e China devem impulsionar a coordenação conjunta de esforços em política externa e economia no atual estágio das relações internacionais, bem como aprofundar a cooperação bilateral, disse o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, neste sábado (1º).
Sputnik
"Estou convencido de que, no atual estágio das relações internacionais, Belarus e China impulsionarão a coordenação conjunta de esforços nas áreas de política externa e economia e cumprirão novas iniciativas para aprofundar a cooperação bilateral", disse Lukashenko em carta ao presidente chinês, Xi Jinping, saudando-o pelo 73º Dia Nacional da China.
O presidente belarusso também disse que o nível da parceria Minsk-Pequim foi elevado a cooperação estratégica multilateral na última cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) em Samarcanda, Uzbequistão, no mês passado.
Ele acrescentou que Minsk continua sendo um participante ativo da iniciativa chinesa Um Cinturão, Uma Rota e sua integração com a União Econômica da Eurásia, que "junto com Pequim contribui para a formação de uma nova ordem mundial justa, onde a voz de cada Estado sem exceção é respeitada".
Minsk e Pequim estabeleceram relações de parceria estratégica abrangente como resultado das negociações entre Lukashenko e Xi na cúpula da SCO.
O Dia Nacional da China é um feriado comemorado em 1º de outubro para celebrar a proclamação oficial da República Popular da China em 1949.
Panorama internacional
Belarus solicita adesão à Organização de Cooperação de Xangai, afirma secretário-geral
Comentar