Espera-se que a liquidação do dólar dos EUA em simultâneo com a compra do yuan evitem novas quedas da moeda chinesa, que atualmente está caminhando para a maior desvalorização anual em relação ao dólar em quase três décadas. Até agora neste ano o yuan caiu mais de 11% em relação ao dólar.
Vale ressaltar que na China continental (onshore) o comércio é conduzido no yuan chinês referido como CNY. Fora da China continental (offshore), o comércio é realizado no yuan chinês referido como CNH. As características da moeda e as taxas diferem entre os dois.
A fonte disse à agência que a escala desta rodada de venda de dólares para defender o yuan enfraquecido é esperada ser "bastante grande".
Na sequência da notícia o yuan offshore, que se move em sintonia com o yuan onshore, viu uma recuperação de 200 pips. Os volumes de negociação do yuan offshore representam cerca de 70% de todas as negociações do yuan a nível global no mercado de câmbio.
Segundo a mídia, o esquema de intervenção envolveria principalmente o uso de reservas em dólares dos credores estatais, enquanto o valor total da venda ainda não foi determinado, uma vez que os movimentos da moeda chinesa normalmente dependem dos movimentos do dólar e das políticas restritivas prosseguidas pelo banco central dos EUA.
Em 2015, as autoridades chinesas liquidaram US$ 1 trilhão de suas reservas oficiais de câmbio para apoiar o yuan após uma desvalorização pontual de 2% que abalou os mercados financeiros globais.