Um grupo bipartidário de 15 senadores americanos quer introduzir um projeto de lei para formar uma comissão com o objetivo de formular uma "grande estratégia" para confrontar a China, indicou na sexta-feira (30) o portal Defense News.
Entre os 18 participantes da comissão de estratégia estarão legisladores, funcionários do Poder Executivo e especialistas do setor privado.
"Ela aproveitará as mentes mais inteligentes dos setores público e privado para estudar e avaliar a forma como nossas nações interagem, delineando um equilíbrio entre evitar conflitos e perseguir plenamente nossos interesses nacionais. De modo mais vital, esta comissão não está colocando um relatório em uma prateleira para coletar poeira", prevê o senador Angus King.
"Um resumo da legislação do gabinete de King diz que a comissão desenvolveria 'uma abordagem holística' em todo o governo federal, ao mesmo tempo que 'definiria passos específicos necessários para construir uma ordem internacional estável que responda pela participação da República Popular da China nessa ordem'. Ela seria encarregada de criar 'recomendações acionáveis' destinadas a proteger e fortalecer os interesses de segurança nacional dos EUA", escreveu o Defense News.
Os senadores e 12 copatrocinadores querem introduzir o projeto de lei como uma emenda ao Ato de Autorização de Defesa Nacional, que o Senado deve começar a discutir neste outubro, acelerando assim a estratégia.
King espera que em um período de dois anos a Comissão de Grande Estratégia crie uma abordagem governamental relativamente à China.